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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Arte | Cor

Comecemos o nosso caminho na Arte.


Cor


A cor é uma percepção visual causada pela acção da luz. Conhecer os princípios básicos da teoria da cor ajuda a analisar de que forma os artistas exploram e manipulam nas suas obras. Conciliam a cor com a perspectiva e a composição por forma a reforçar o impacto do tema.

As propriedades da luz tornam as cores visíveis. A luz viaja em comprimentos de onda diferentes e os nossos olhos percepcionam essas ondas sob a forma de cores distintas. À gama de comprimentos de onda que somos capazes de ver chama-se espectro visível: o mais curto comprimeno de onda visível é percepcionado como violeta e o mais longo como vermelho.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(amarelo, azul, verde e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Os artistas usam tinta feita de pigmentos em pó que absorvem alguns comprimentos de onda e rejeitam outros. Como todas as cores do mundo físico, as cores de um quadro são na verdade as cores da luz reflectida.

A forma como os artistas entendem e empregam a cor mudou completamente no séc. XIX, em parte graças ao químico francês Michel Eugéne Chevreul. Quando era director da secção de tinturaria das oficinas de tapeçaria Gobelins, perto de Paris, Chevreul reparou que as cores pareciam mais vivas ou sombrias consoante as que lhes eram adjacentes. Para demonstrar que as cores se modificavam umas às outras, Chevreul criou uma roda de cores , ou círculo cromático.



Contém as três cores primárias - vermelho, amarelo e azul - e várias combinações de cores secundárias, obtidas misturando duas cores primárias. As teorias de Chevreul influenciaram o uso da cor pelos impressionistas, no final do séc. XIX. Até então, os artistas usavam a cor intuitivamente.

Cores Quentes e Cores Frias

As cores classificam-se quanto à sua "temperatura". As cores quentes pertencem à gama vermelho-laranja-amarelo. As cores frias encontram-se no lado oposto do círculo cromático - no grupo azul-verde-violeta.
As cores quentes parecem avançar em direcção ao observador; as frias parecem recuar.

Cores Primárias e Secundárias

Vermelho, amarelo e azul são pigmentos que não se obtêm a partir de outras cores, por isso se designam primários. Todas as outras cores obtêm-se misturando as três cores primárias. As primeiras misturas de cor originam as cores secundárias, feitas com qualquer combinação de vermelho, amarelo e azul.
Vermelho com amarelo dá laranja, amarelo com azul dá verde e azul com vermelho dá roxo. São estas as cores secundárias.

Quando se mistura uma cor secundária com uma cor primária, obtém-se uma cor Terciária como amarelo-esverdeado, vermelho-arroxeado ou azul-esverdeado.

O Tom das Cores

O tom é o grau de brilho de uma cor, que a torna mais escura ou clara. Qualquer cor pode ser aclarada ou escurecida, bastando acrescentar-lhe branco ou negro. Pode ter sombras, que têm um tom mais escuro do que a cor em estado puro, e matizes, que são tons mais claros.


Cores Complementares

Cada cor primária opõe-se a uma cor secundária no círculo cromático. Esses pares de cores são o mais diferentes possível quanto à tonalidade ou temperatura e colidem visualmente umas com as outras. Cada uma faz a outra parecer mais brilhante quando está ao seu lado.
Os pares de cores complementares são amarelo e roxo, azul e laranja e vermelho e verde. O amarelo e o roxo são opostos tonais enquanto os outros pares só contrastam quanto à temperatura.

Intensidade da Cor

O pigmento puro é vívido e descrito como "saturado". A sua saturação pode ser reduzida com água ou outro diluente, ou juntando outra cor. A cor pura é brilhante e quando misturada torna-se mais obscura. Neste sentido, "obscuro"não significa escuro, mas apenas o oposto de brilhante.
A intensidade varia ainda consoante as cores vizinhas serem vivas ou escuras. O contraste entre as cores determina a sua intensidade.

Translucidez

Algumas tintas, tais como a aguarela, são tranlúcidas - vê-se através delas. Outras são opacas e não deixam ver as cores que cobrem. As tintas de óleo e acrílicas podem ser translúcidas ou opacas, conforme o tipo de tinta e o modo de usá-la, ou seja, de acordo com as técnicas utilizadas.
A tinta translúcida permite que as camadas subjacentes sejam visíveis e modifiquem as cores colocadas por cima delas.


Espero que esta introdução à Cor na Arte vos seja útil e enriquecedora.

*Informação auxíliada por Grande Enciclopédia da Arte, Civilização Editores lda.

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