Autor

A minha foto
Alhandra, Lisboa, Portugal
emanuel.arts@hotmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Arte | Gravura

Com as gravuras o artista pode reproduzir a mesma imagem. O desenho é impresso sobre uma folha de papel atrás de uma placa metálica, um bloco de madeira ou outra superfície.

Há dois tipos principais de gravura: na gravuras em relevo, como a xilogravura e a gravura de linóleo, as partes do desenho a cobrir de tinta são deixadas em relevo. Nas gravuras em intaglio (encavo) como a gravura a buril e a água-forte, o desenho é inciso sobre uma superfície e a tinta preenche as linhas cavadas do desenho.

Mais recente, a litografia é uma impressão obtida a partir de um desenho feito numa placa de pedra ou zinco coberta de um material gorduroso. A incompatibilidade entre a gordura e a água determina as zonas que recebem ou rejeitam a tinta. A serigrafia é um tipo de stencil em que a tinta é aplicada no papel em baixo.

Xilogravura

Para realizar uma xilogravura, o desenho é transferido para um bloco de madeira. As áreas a deixar em branco são vazadas, ficando o desenho em relevo. O desenho é impresso a negro deixando o resto branco.
A profundidade da cor não pode variar, pois as superfícies em relevo são todas da mesma altura. A madeira tem de ser dura para que as áreas em relevo suportem a impressão e o resultado seja forte e gráfico.



Litografia

O desenho é executado a giz gorduroso sobre calcário ou um material sintético equivalente (hoje usa-se mais o zinco ou o alumínio) Completado o desenho, a pedra é molhada. A água só molha a parte da pedra que não tem gordura.

Um rolo passa a tinta gordurosa pela pedra. A superfície molhada repele a tinta, que adere ao giz e pode então ser transferida para o papel. As gravuras coloridas são feitas passando as cores por diferentes partes da pedra.





Serigrafia

Um aperfeiçoamento da técnica do stencil usada nos têxteis, a serigrafia foi adoptada pelos artistas dos Estados Unidos a partir dos anos 1930.

Estica-se uma tela de seda fina numa grade de madeira, fixa-se uma máscara para produzir o desenho e coloca-se o papel por baixo. A cor passa pelas áreas não abrangidas pela máscara, reproduzindo a imagem, recortada no papel.

Gravura a buril

O desenho é feito directamente na placa metálica. Quanto mais fundo o sulco, mais forte o desenho. A placa é coberta de tinta e depois limpa, ficando a tinta apenas nos sulcos. A placa e uma folha de papel humedecido são passados pelos rolos da impressora. A pressão obriga o papel a aderir aos sulcos e assim a imagem passa para o papel.

Água-forte

Uma chapa de meta é coberta de uma camada de cera ou resina resistente a ácidos, onde o desenho é inciso. A chapa é submersa num banho ácido que ataca as linhas do desenho, tornando-as uns sulcos fundos. A tinta enche então esses sulcos e pode passar para o papel.

Auto-retrato com Esposa, Rembrant, 1636

Rembrant foi um grande artista gráfico além de pintor. As suas águas-fortes mostram as linhas fluídas típicas do meio. O relevo é dado por linhas paralelas cruzadas.

,auxíliado por Grande Enciclopédia da Arte, Civilização Editores,lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário