Autor

A minha foto
Alhandra, Lisboa, Portugal
emanuel.arts@hotmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arte | Meios Modernos

A explosão de novos meios que teve lugar no século XX obrigou os artistas a repensar a finalidade da arte. Os artistas já não precisavam de reproduzir a realidade, pois os fotógrafos faziam--no melhor do que ninguém, e o cinema chamou a si várias das funções narrativas tradicionais da pintura, como descrever batalhas e tratar temas religiosos ou históricos. A invenção de novos materiais deu aos artistas novas maneiras de trabalhar. O acrílico revolucionou a pintura entre 1950 e 1960 e os plásticos e polímeros levaram a inovações na obra a três dimensões.


Acrílicos

Após séculos de domínio do óleo na pintura, por volta de 1940 surgiu o acrílico. Feito com pigmento, emulsão de polímero acrílico e químicos que controlam textura, estabilidade e durabilidade, os acrílicos podem ser diluídos , como o óleo, com a vantagem de que secam ao fim de umas horas. Podem aplicar-se todos os tipos de superfície, sozinhos ou com outros meios, e funcionam como cola e selante nas colagens. Existem numa diversidade de cores e acabamentos.


Colagem

No ínicio do séc. XX, os cubistas Pablo Picasso e George Braque fizeram da colagem, até então usada em álbuns de recordações, uma forma de arte. Uma colagem é uma imagem compósita obtida colando recortes de jornais, fotografias e outras imagens impressas numa superfície plana, em geral combinadas com tinta. Por definição, a colagem usa uma técnica mista - mais do que uma meio numa só obra. O termo "técnica mista" também designa o emprego de vários tipos de tinta, ou de meio da pintura e do desenho, na mesma obra.

Pablo Picasso

Assemblage

A assemblage é uma espécie de colagem tridimensional. O artista francês Jean Dubuffet criou o termo em 1953, para descrever uma colagem feita com objectos de uso doméstico encontrados, que eleva esses artigos do quotidiano ao estatuto de obra de arte. Num sentido amplo, a designação pode aplicar-se à fotomontagem - imagem - e a ready-mades, como a Fonte de Marcel Duchamp, quadros-vivos e instalações.


Lynne Parks, www.musingrelics.com

Instalação

As instalações são obras tridimensionais destinadas a um local específico. Não são executadas tradicionalmente, mas realizadas a partir de objectos do quotidiano para que o artista as possa montar e desmontar. É importante que a mão do artista não estja vísivel na obra, o que a tornaria uma pintura ou escultura.


Hohes C!, Werner Reiterer


, auxíliado por Grande Enciclopédia da Arte, Civilização Editores, lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário