Autor

A minha foto
Alhandra, Lisboa, Portugal
emanuel.arts@hotmail.com

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arte | Escultura

Os escultores talham materiais duros, como pedra, madeira ou marfim, e modelam materiais moles como barro, com o qual constroem formas em vez de as escavar. Nas esculturas de metal, este é fundido ou soldado. As esculturas em edíficios são relevos - o que significa que se projectam mais (alto-relevo) ou menos (baixo-relevo) a partir do fundo. No passado, o relevo era usado em túmulos, sarcófagos e portas de bronze, contando histórias a três dimensões.

Pedra

O mármore (rocha formada pela recristalização do calcário) e a pedra são muito duros e esculpi-los é fisicamente difícil. Talvez seja por isso que as primeiras estátuas eram estelizadas - mais fáceis de esculpir do que uma obra realista. Os escultores actuais usam as mesmas ferramentas que se usavam no tempo de Miguel Ângelo: cinzéis lisos ou dentados, perfuradoras para abrir sulcos e buracos, martelos e escopros para àreas como as axilas.




O Êxtase de Santa Teresa, Gian Lorenzo Bernini





Noah Binh, (mármore e ardósia), Jean Campiche, 2003



http://www.jeancampiche.com/




Madeira

Tal como a pedra, a madeira é talhada, embora seja menos dura e portanto mais fácil de trabalhar. Algumas madeiras, como a de tília, são particularmente macias e podem ser esculpidas com grande detalhe, daí a popularidade da escultura em tília por volta de 1500 na Alemanha, onde era usada em retábulos. A nogueira e o carvalho são mais díficeis de trabalhar mas resistem melhor à humidade.



William Ricketts





Livio De Marchi, http://www.liviodemarchi.com/





Livio De Marchi



Livio de Marchi





Bronze

As esculturas de bronze, uma liga de cobre e estanho, são em geral criadas a partir da técnica de molde perdido, cujo princípio é o mesmo da obtenção de cubos de gelo. O bronze é fundido e adquire a forma do molde. A partir do século XVIII o molde passou a ter várias secções (os acelos) para poder ser reutilizado depois de removido. Até então, para retirar o molde era preciso parti-lo, portanto cada molde só produzia uma peça.





Henry Moore





Henry Moore



Técnica do Molde Perdido

Para executar um bronze, o escultor faz um modelo da forma desejada. Por meio do método do modelo perdido, o modelo é revestido de cera e depois coberto de gesso. A cera é substituída por bronze fundido. Depois de o bronze solidificar, o molde de gesso é partido. A obra de bronze obtida pode ser alisada e polida.





, auxíliado por Grande Enciclopédia de Arte, Civilização Editores,lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário